Notícias



"O último Deus da guitarra": conheça Eddie Van Halen e sua EVH®.
20/01/2016

Quando o grupo Van Halen gravou seu primeiro disco, em 1978, o mundo foi exposto a uma nova maneira de tocar guitarra. No mesmo patamar que Hendrix, Page e tantos outros, Eddie Van Halen revolucionaria a história do instrumento.


Capa da Billboard americana em junho/15 chamando Eddie Van Halen de "o último Deus da guitarra" (Foto: Reprodução)

"Eu era uma criança punk, tentando chegar num som de guitarra que eu não conseguiria comprar nas lojas. Por isso construí minha própria guitarra", afirma o músico.

A Frankenstrat era uma guitarra com corpo Fender® Stratocaster 60s e braço em maple. Sua primeira pintura foi inteira branca com listras pretas, em 1972. Em 1974 Eddie percebeu que havia muitas guitarras com pinturas parecidas, então pensou: "vou melhorar essa pintura, farei diferente." Teve, então, a ideia de pintá-la inteira de vermelho e aplicar listras brancas e pretas, além de diversas modificações nos captadores e na parte elétrica.


A Frankstrat original (Foto: Reprodução)

Seu timbre era caracterizado por harmônicos brilhantes e uma enorme saturação que nunca perdia sua clareza e definição. Esses aspectos tornaram Eddie Van Halen uma espécie de lenda porque afinal "o que ele usava na guitarra pra ela ter esse som?". Estava criada a mística em cima do músico.

O que aconteceu no universo da guitarra após o Van Halen surgir não foi uma pequena revolução. Todo músico, produtor e artista de pop queria pegar um pouco daquela "mágica".

Segundo o site Guitar World, Eddie utiliza escalas diatônicas e diversos modos como jônio, dórico, eólio, mixólidio; o músico também utiliza vários arpejos e sua técnica utiliza bends, ligados, tappings, two hands, hammer-on e pull-offs.


A Eddie Van Halen (Foto: Reprodução)

Em 2001, Eddie Van Halen fez uma parceria com a Fender® e criou sua própria marca: a EVH. Van Halen e seu time criaram uma réplica realista e anatomicamente certa de sua famosa guitarra Frankenstrat, bem como a criação de um novo amplificador: o 5150 III de três canais.

A partir da concepção desse instrumento, Eddie consagrou o início de sua marca. Sob supervisão da Fender®, a equipe responsável pelos produtos da EVH são alguns dos melhores master builders da atualidade; tradição da Fender® e sinônimo de excelência na qualidade de acabamento de seus produtos.

Todos os produtos EVH passam por um rigoroso teste, as guitarras são levadas para turnê e testadas continuamente antes de serem produzidas em larga escala.

Nós temos os modelos de guitarras e amplificadores da marca em estoque, a pronta-entrega no Brasil. Conferir os produtos disponíveis aqui!

Embora essa matéria seja dedicada especialmente ao talento do guitarrista e de sua importância no mundo da música, jamais poderíamos deixar de falar um pouco sobre a banda que deu origem à sua fama: o Van Halen.


A banda Van Halen (Foto: Reprodução)

A banda Van Halen foi criada em 1974 pelos irmãos Eddie Van Halen e Alex Van Halen. Além de Eddie na guitarra e Alex na bateria, a formação original conta com David Lee Roth nos vocais e Michael Antony no baixo.

Apesar do sucesso estrondoso, ocupando a 19ª posição da Billboard dos discos mais vendidos nos Estados Unidos em 1978, a história do Van Halen também é conhecida pelos seus altos e baixos: o vocalista David Lee Roth saiu da banda, foi substituído por Sammy Hagar e este, substituído por Gary Cherone. Lee Roth retornou à banda em 2007 e é o vocalista atual da banda.

O baixista da formação original, Michael Antony, saiu da banda em 2006 e foi substituído por Wolfgang Van Halen, filho de Eddie.

Curiosamente, em Janeiro de 2016 faz exatamente 33 anos que o Van Halen passou por terras brasileiras, fazendo nove shows entre São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O último trabalho da banda foi lançado em 2015, um álbum duplo ao vivo chamado Tokyo Dome Live in Concert. Esse é o primeiro álbum ao vivo da banda com o vocalista original, David Lee Roth e o segundo após o grande sucesso de Live: Right Here, Right Now. 

Abaixo você pode conferir uma apresentação recente da banda, em 2016, no programa americano The Ellen Degeneres Show:

"Van Halen performs Jump on The Ellen Show"

* Artigo por Júlia Meirelles.

Mais informações sobre toda a linha de guitarras e amplificadores da EVH® disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da EVH® no Brasil.

 
Prefira sempre produtos originais e importados legalmente, pois eles são a garantia de sua satisfação.
Clique aqui e saiba onde encontrar um equipamento 100% legal.